Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Abertas inscrições para seminário de Justiça Criminal e Saúde Mental do Maranhão

    A Conferência de abertura do primeiro Seminário de Saúde Mental e Justiça Criminal do Maranhão será ministrada pelo desembargador Froz Sobrinho (coordenador-geral da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça), no dia 27, às 17h, com o tema “Novos Rumos para a Justiça: os direitos humanos e a saúde mental”.

    O evento - que ocorrerá de 27 a 29 de agosto na Escola Superior da Magistratura - tem como público-alvo magistrados e servidores do Poder Judiciário, além de profissionais da área da saúde mental integrantes da Rede de Atenção Psicossocial do estado. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail coord_umf@tjma.jus.br.

    A iniciativa decorre de parceria entre a UFM-MA e a ESMAM que tem como objetivo discutir a situação dos detentos que cumprem medida de segurança no sistema prisional por apresentar transtorno mental e contempla a contribuição do Poder Judiciário maranhense para o processo de articulação dos integrantes da rede de atenção.

    Segundo o desembargador Froz Sobrinho, o seminário é fundamental para a regularização da política pública de acompanhamento do tratamento das pessoas presas que estejam diagnosticadas, em situação de sofrimento psíquico e privação de liberdade – atualmente, cerca de 60 detentos em todo o estado.

    A propósito, nesta segunda-feira (25), o desembargador Froz Sobrinho, que também é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, foi aprovado no curso de Mestrado em Direito Constitucional – Constituição e Sociedade, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público.

    O tema da dissertação defendida pelo acadêmico foi “A eficácia dos direitos fundamentais dos encarcerados: a situação carcerária no Brasil e a falência dos mecanismos formais de preservação de Direitos”. Formaram a banca examinadora do trabalho os professores-doutores Ney de Barros Bello Filho (orientador), Gilmar Ferreira Mendes e Mônica Teresa Costa Sousa.

    Ascom TRE-MA com informações do TJMA.

    • Publicações2389
    • Seguidores284386
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abertas-inscricoes-para-seminario-de-justica-criminal-e-saude-mental-do-maranhao/135533974

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)