Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Eleições 2014: sorteio de urnas eletrônicas garante segurança das urnas

    Três urnas eletrônicas do Maranhão, sendo 1 de Açailândia (71ª zona eleitoral – seção 320), 1 de João Lisboa (58ª ZE – seção 182) e 1 de São Luís (3ª ZE – seção 201) foram sorteadas neste sábado (25) para passarem pela votação paralela no domingo (26), dia em que acontece o 2º turno das Eleições Gerais 2014.

    O sorteio aconteceu às 9h, durante cerimônia realizada no auditório Irtes Cavaignac do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que foi aberta aos partidos políticos, imprensa e público em geral.

    A Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas (votação paralela) é presidida pelo juiz Samuel Batista de Souza. O magistrado agradeceu a presença dos representantes de partidos políticos, da imprensa e de servidores no ato.

    Como funciona

    Na véspera da eleição, são sorteadas 3 urnas eletrônicas dentre todas as seções do estado, sendo uma delas obrigatoriamente da capital. Conhecidas as seções que passarão por auditoria, são distribuídas cédulas de votação paralela em branco e listas dos candidatos aos fiscais presentes, de modo que estes possam preencher com os números dos candidatos que concorrerão nos municípios sorteados.

    A votação paralela tem por objetivo a demonstração da segurança e confiabilidade do sistema de votação eletrônica por gravação dos procedimentos, fiscalização e verificação de resultados. Os procedimentos são feitos em urnas eletrônicas, devidamente lacradas e preparadas com dados das Eleições 2014, das três seções eleitorais que serão sorteadas. As urnas são trazidas para o TRE no mesmo dia e substituídas por urnas reservas das respectivas zonas eleitorais.

    No domingo, em cada urna eletrônica sorteada, é feita uma votação idêntica à oficial, utilizando-se os candidatos que concorrem naqueles municípios e as inscrições dos eleitores habilitados nas seções sorteadas.

    • Publicações2389
    • Seguidores284387
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicoes-2014-sorteio-de-urnas-eletronicas-garante-seguranca-das-urnas/147934800

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)