Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    José Carlos Sousa Silva é homenageado em solenidade de 85 anos da OAB

    A Ordem dos Advogados do Brasil comemorou seus 85 anos com diversos eventos para relembrar a história de uma das entidades mais fortes e atuantes do país. Voz constitucional do cidadão, a OAB foi criada em 18 de novembro de 1930 e é parte da trajetória democrática da nação, atuando há mais de 8 décadas pelo fortalecimento da República.

    Neste dia 9 de novembro, a OAB realizou sessão plenária na qual foram lançados selos e carimbos comemorativos e também documentário sobre a gestão de Marcus Vinicius Furtado Coêlho, atual presidente da instituição. À tarde, a Ordem entregou os Troféus Mérito da Advocacia Raymundo Faoro e placas comemorativas a profissionais que se destacaram nestes 85 anos.

    O advogado José Carlos Sousa Silva, ex-membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão por 3 biênios (o primeiro na década de 80 e os outros 2 consecutivos entre dezembro de 2009 e dezembro de 2013), que fez parte da 1ª formação do Conselho Federal da Ordem em Brasília, recebeu placa e diploma. O reconhecimento de Sousa Silva foi prestigiado pelos desembargadores eleitorais Eduardo Moreira (representando o presidente do TRE-MA) e Daniel Blume de Almeida.

    Os 85 anos da OAB serão também lembrados em sessão solene comemorativa nesta terça, 10 de novembro, a partir das 11h, pelo Congresso. A celebração contará com a presença de grandes nomes da história da entidade, ministros das cortes superiores, tribunais regionais federais e autoridades da justiça federal e entidades de classe da advocacia e magistratura.

    Mérito da Advocacia

    Entre os homenageados com o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro estava o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, e o presidente da IBA (International Bar Association), David W. Rivkin, entidade que congrega mais de 55 mil advogados. Também receberam a distinção diversos advogados de destaque em suas áreas, de todo o Brasil, assim como os 27 presidentes de seccionais da atual gestão. As homenagens foram estendidas, com placas e diplomas, a membros da primeira formação do Conselho Federal em Brasília, aos advogados idosos e jovens.

    A Ordem foi adquirindo relevância devido à sua atuação política em defesa da sociedade civil. A entidade é responsável, por exemplo, pela Lei Anticorrupção, que permite a punição de empresas que ofereçam vantagem indevida a agente público, fraudem licitações e financiem atos ilícitos. Da mesma forma, iniciou o processo pela Emenda Constitucional 76, que acabou com o voto secreto em processos de cassações de parlamentares. Após conseguir o fim do financiamento privado em campanhas (considerado inconstitucional pelo STF em setembro deste ano, em acato à ação proposta pela Ordem), a entidade faz campanha pela criminalização do caixa 2 de campanhas eleitorais. As prerrogativas profissionais dos advogados, a melhoria das condições de trabalho e a valorização da classe com reflexos nos anseios do cidadão são bandeiras da instituição.

    Fonte: OAB, com edição

    • Publicações2389
    • Seguidores284386
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jose-carlos-sousa-silva-e-homenageado-em-solenidade-de-85-anos-da-oab/253569394

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)