Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota dez: portal da Justiça Eleitoral do Maranhão alcança índice 10 em acessibilidade para pessoas com deficiência

    Informações divulgadas no dia 22 de abril (sexta-feira) pelo site AccessMonitor, que avalia como páginas da internet respondem às necessidades de pessoas com mais variados tipos de deficiência, registrou que a acessibilidade do Portal do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão alcançou o índice 10 de um total de dez que poderia ser qualificado.

    Mudança de leiaute e programação mais dedicada aos erros que eram detectados pelo AccessMonitor a partir de novembro de 2015 colaboraram para que a nota alcançasse o índice divulgado. Foi neste mês que o Tribunal Superior Eleitoral implementou recursos que foram desenvolvidos com a ajuda do servidor Carlos Willians (TRE-RJ), que é deficiente visual.

    Segundo a Seção de Gestão Web da Coordenadoria de Editoração e Publicações (Cedip) da Secretaria de Gestão da Informação (SGI) do TSE, estão sendo dados mais passos que visam atender outras necessidades de pessoas com deficiências. “Estamos estudando meios com a Comissão de Acessibilidade do Tribunal e a Assessoria de Gestão Estratégica e Planejamento das Eleições (Agesp) para incluir a linguagem Líbras e leitor de voz para disléxicos”, revelou Washington Luiz de Oliveira, chefe da SGWeb.

    O índice varia de 1 a 10, sendo que a nota máxima representa a adoção plena de boas práticas pelos desenvolvedores da página, conforme a avaliação do AccessMonitor. “A acessibilidade se faz uma ferramenta de inclusão de usuários com deficiência visual, auditiva, cognitiva e motora, além daqueles usuários que tenham alguma restrição momentânea nesse contexto. Torna, assim, ampliado o acesso ao máximo de usuários às informações dos Regionais e do Superior, pois a codificação é centralizada no TSE observando-se padrões de e-Gov e W3C”, explica Washington. O padrão W3C é adotado mundialmente para acessibilidade de páginas na internet, tendo sido encampado pelo e-Gov, que é o padrão nacional.

    Fonte: TSE, com edição.

    • Publicações2389
    • Seguidores284389
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-dez-portal-da-justica-eleitoral-do-maranhao-alcanca-indice-10-em-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia/355849762

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)