Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra “Pluralismo Político” marca lançamento do livro Fundamentos do Direito Eleitoral Brasileiro

    O professor universitário Edson José Travassos Vidigal lançou na noite desta sexta-feira, 27 de setembro, no auditório Ernani Santos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral, o livro “Fundamentos do Direito Eleitoral Brasileiro”. A palestra “Pluralismo Político”, proferida pelo ex-ministro Walter Costa Porto (TSE), autor do prefácio da obra, marcou o lançamento.

    Travassos Vidigal, que também é autor dos livros “Uma breve genealogia do conhecimento” e “Propaganda Eleitoral - entre o poder de Polícia e a censura prévia”, escreveu “Fundamentos do Direito Eleitoral Brasileiro” com o objetivo de produzir um guia para os estudiosos da matéria e uma introdução para os leigos no campo.

    Walter Costa Porto demonstrou que poucas expressões no jargão político são tão ricas e instigantes como o pluralismo político. “Pluralismo político significa o triunfo da diversidade, o acatamento de todas as parcelas de opinião e o resguardo das minorias”, resumiu.

    “Da decomposição do título nasce a compreensão profunda da sua proposta, ela mesmo suportada em um antes, que é o sustentáculo filosófico da discussão jurídica empreendida, em dialogo com a sociologia, a história e a ciência política”, observou o advogado Rossini Corrêa, professor e filósofo do Direito, que faz a apresentação da obra.

    Já o juiz federal Roberto Veloso, coordenador do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral da UFMA, comentou que “Edson José é um cientista do Direito, um pensador, que estuda e depois explana suas ideias a partir de premissas construídas pela sua brilhante inteligência. Com este livro, o leitor terá ao seu dispor uma obra de valor doutrinário inestimável”.

    Participaram do lançamento o juiz federal Nelson Loureiro dos Santos (diretor da EJE-MA), desembargadores, juízes, advogados, estudantes e a imprensa.
    Perfil

    Edson José Travassos Vidigal é advogado, professor de Direito Eleitoral, Direito Administrativo e História do Direito do UniCeuma; professor de Direito Eleitoral, Direitos Humanos e Filosofia do Direito da UPIS Brasília–DF; e ainda licenciado em Filosofia, bacharel em Direito, pós-graduado em Filosofia Política, pós-graduado em Direito Eleitoral com habilitação para o ensino superior, pós-graduado em Direito Eleitoral, pós-graduando em Marketing Político, mestrando em Direito e Políticas Públicas e mestrando em Estudos Clássicos.

    • Publicações2389
    • Seguidores284388
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-pluralismo-politico-marca-lancamento-do-livro-fundamentos-do-direito-eleitoral-brasileiro/111912899

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    O que se entende por pluralismo político? - Fabrício Carregosa Albanesi

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)