Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ao contratar, TRE-MA analisará critérios de sustentabilidade

    Origem de insumos de madeira, eficiência energética, nível de emissão de poluentes de máquinas, veículos e prédios públicos, práticas de sustentabilidade em projetos e serviços de engenharia, emprego de logística reversa na destinação final de suprimentos de impressão, pilhas e baterias, pneus, bem como de produtos eletroeletrônicos e componentes, entre outros, passam a ser critérios adotados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na hora de contratar e/ou adquirir bens e serviços.

    Estas e outras exigências estão estabelecidas na Instrução Normativa nº. 5/2017 (formato PDF), assinada pelo presidente do TRE-MA, desembargador Raimundo Barros, na última quinta-feira, 20 de julho, que levou em consideração critérios de sustentabilidade ambiental e econômica que devem ser adotados nas contratações a serem realizadas pelo órgão.

    Os critérios atendem ao disposto no artigo da Lei 8.666, que trata das normas de licitações e contratos da Administração Pública e o Decreto 7.746, que regulamenta o artigo 3º da referida legislação, estabelecendo critérios, prática e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela Administração Pública Federal. Também considerou a Lei 12.187, que instituiu a Política Nacional de Mudança de Clima e o disposto na Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Decreto 7.404, que regulamenta a lei citada por último, além de considerar recomendação do Tribunal de Contas da União constante no acórdão 13.524/2016.

    Já na aquisição de bens e serviços, a prioridade é para adquirir bens constituídos, no todo ou em parte, por material reciclado, reciclável, atóxico ou biodegradável; preferência àqueles que propiciem maior economia de energia elétrica, água e outros recursos naturais e redução de gases de efeito estufa e de geração de resíduos, entre outros.

    Devido à instrução, as unidades solicitantes do TRE deverão, antes de iniciar um processo de aquisição, verificar a disponibilidade e a vantagem de reutilização de bens ociosos por meio de consulta às Seções de Gestão de Almoxarifado e Patrimônio.

    • Publicações2389
    • Seguidores284389
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ao-contratar-tre-ma-analisara-criterios-de-sustentabilidade/480481414

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)